Outros pontos de interesse


Destacam-se outros pontos de interesse turístico na proximidade do Parque das Serras do Porto, que são também importantes para contextualizar e compreender a relevância patrimonial deste território.

  • Percurso ribeirinho Polis Gondomar

    Percurso ribeirinho Polis Gondomar

  • Rota da Filigrana

    Rota da Filigrana

A Rota da Filigrana pretende preservar e dinamizar as oficinas tradicionais de Filigrana, através de visitas às oficinas parceiras do projecto. Em todos os locais poderá comprar diretamente e ao melhor preço verdadeiras obras de arte, conhecendo o seu autor e todo o processo produtivo.
O Welcome Center da Rota da Filigrana está instalado na Casa Branca de Gramido, neste espaço poderá obter informações, agendar visitas às oficinas e conhecer a história e importância desta indústria em Gondomar através de uma exposição que ostenta o espólio municipal de Ourivesaria.
Morada: Trav. da Convenção de Gramido, 41 | 4420-416 Valbom
Horário: aberto diariamente|entrada gratuita
Tel.: (+351) 224 664 310
GPS: 41.1255603, -8.5577487
www.rotadafiligrana.pt
Requalificação urbana, paisagística e ambiental que abrange uma extensão aproximada de 5 km, entre a Ribeira de Abade e Gramido.
GPS: 41.1396925, -8.5716724
O concelho de Valongo é rico em templos, cultos e festas religiosas. Ao longo dos tempos, resultado de uma grande dedicação e esforço, foram erguidas esplendorosas igrejas que espelham a devoção popular das suas gentes. Exemplos disso são as igrejas matrizes de Campo, Sobrado e Valongo, e a Igreja de Santa Rita e Convento da Formiga. São estes templos que Valongo preserva e tem para oferecer ao visitante. Por isso não deixe de se fascinar pela riqueza, invulgaridade e beleza do interior de cada igreja. Deslumbre-se com a imponência da arquitetura e formas exteriores dos edifícios, pela perfeição de cada fachada e deixe-se seduzir pela sumptuosidade. Aproveite ainda para usufruir o que a envolvente de cada templo oferece. Para percorrer este Roteiro da Arquitetura Religiosa, dada a distância entre pontos de interesse, e a extensão total muito próxima dos 12 Km, aconselhamos que o faça de bicicleta ou de veículo automóvel. Respeite os locais de culto, tenha em atenção os horários praticados por cada igreja, assim como a eventualidade da ocorrência de cerimónias religiosas.
Roteiro da Arquitetura Religiosa

Roteiro da Arquitetura Religiosa

É muito antiga a fama de Valongo enquanto terra de panificação. Desde tempos imemoriais que é grande centro produtor de pão e de biscoitos destinados ao abastecimento da cidade do Porto e de toda a região. A sua afamada regueifa levou e leva longe o nome de Valongo. Os seus biscoitos atualmente chegam a diferentes sítios do globo. A atividade tem o seu início a montante com a produção dos cereais e posterior transformação em farinha. Nas margens dos rios do concelho chegaram a existir centenas de mós nos moinhos que giravam com a força das águas do Leça, do Ferreira e seus afluentes. Comece este percurso com uma visita ao antigo moinho de Ponte Ferreira. Aqui poderá elucidar-se das várias etapas por que passam os cereais até à obtenção do produto final. Ainda em Ponte Ferreira descubra, na antiga Casa da Portagem, a data de 1796, altura em que aqui se começou a taxar impostos sobre o trigo e que ajudariam à construção da igreja matriz de Valongo. Depois, entre nas padarias e biscoitarias tradicionais e de cariz familiar, presentes no núcleo antigo de Valongo onde a oferta é excelente. Prove o pão confecionado a lenha. Recupere as forças apreciando a regueifa ainda quente com manteiga. Delicie-se com o perfume dos gostosos e tradicionais biscoitos nas suas diferentes variedades. A pé, de bicicleta (pode alugar na LongusBike) ou de automóvel percorra um roteiro rico de saberes, sabores e tradições. Viva uma experiência única. O percurso total, com 12,5 Km, poderá ser efetuado num dia. Tenha em atenção os horários praticados pelas instituições e empresas, assim como as condições para acederem às mesmas, como necessidade de marcação de visitas, entre outros.
Roteiro do Grão ao Pão

Roteiro do Grão ao Pão

Com usos ancestrais, a lousa, do subsolo de Valongo, passou a ter uma extração intensa, em meados do século XIX. Este território foi pioneiro na inovação e industrialização mineira da atividade ardosífera. A negra ardósia, um dos ex-líbris do concelho, tem atualmente na vila de Campo a concentração da extração através de duas empresas. Uma labora em profundidade e a outra em pedreira a céu aberto. Algumas empresas familiares de transformação ainda subsistem. Aqui são fabricadas as famosas e nostálgicas lousas escolares, nomeadamente para exportação. Também artistas e artesãos dedicam-se a produzir peças únicas e expressivas, resultantes de uma atividade que economicamente tem relevância para o concelho. Ceda à tentação e visite alguns pontos de interesse associados à lousa. A pé, de bicicleta ou de automóvel percorra um roteiro rico de saberes e tradições, vivendo uma experiência única. O percurso total, com cerca de 12 Km, poderá ser efetuado durante um dia. Tenha em atenção os horários praticados pelas instituições e empresas, assim como as condições para acederem às mesmas, como necessidade de marcação de visitas, entre outros. Para além dos pontos de interesse assinalados, à medida que vai fazendo o roteiro poderá ainda encontrar algumas edificações em ardósia e vestígios de antigas explorações, como escombreiras resultantes da extração.
Roteiro da Lousa

Roteiro da Lousa