Centros interpretativos/Centros de receção


Estes espaços contribuem para a divulgação do território e do património e aguardam a sua visita.

  • Centro de Interpretação da Senhora do Salto

    Centro de Interpretação da Senhora do Salto

  • Centro de Interpretação Ambiental da Santa Justa

    Centro de Interpretação Ambiental da Santa Justa

  • Centro de Interpretação Ambiental da Santa Justa

    Centro de Interpretação Ambiental da Santa Justa

  • Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas

    Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas

  • Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas

    Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas

O Centro de Interpretação Ambiental | Centro de Receção Santa Justa constitui um dos locais de acolhimento ao visitante do Parque das Serras do Porto. Este espaço visa promover, divulgar e sensibilizar para a preservação e valorização do património natural e cultural presente na área, através de painéis informativos, galeria fotográfica de fauna e flora, exposição de fósseis e maqueta interpretativa da evolução geológica do território. Possui também um acervo documental para consulta.
Horário: abertura sob marcação
Morada: Rua de Santa Helena | 4440-592 Valongo
Tel.: (+351) 911 101 630
E-mail: dota@cm-valongo.pt
GPS: 41.185000, -8.496944
O Centro de Interpretação da Senhora do Salto foi inaugurado em 2015 e nasceu do reconhecimento e da vontade do município de Paredes de dotar um espaço cuja história remonta às origens da formação dos continentes de condições de visitação e interpretação. Na Senhora do Salto vamos encontrar muitas histórias: histórias da natureza, histórias da vida e histórias do imaginário. Contar estas histórias é o que se pretende fazer através do equipamento interativo colocado ao dispor de todos visitantes, ajudando a que conheçam o passado do local, interpretando o presente e fazendo sonhar com o futuro. O centro de Interpretação é pois um local para todos, independentemente da idade, formação ou interesse. A sua conceção e apresentação está definida de modo que possa servir diferentes públicos, permitindo transmitir a todos uma mensagem pedagógica que ao mesmo tempo funcione como um polo de atração turística e de envolvimento da comunidade local.
Tel.: (+351) 255 788 973 |255 788 952
GPS: 41.128444, -8.43301
Instalado nas Piscinas Municipais de S. Pedro da Cova, constitui um dos locais de acolhimento ao visitante do Parque das Serras do Porto Este espaço visa orientar o visitante, promover, divulgar e sensibilizar para a preservação e valorização do património natural e cultural presente na área.do Parque das Serras do Porto.
Horário: segunda a sexta das 08h00 às 22h00 | sábado das 08h20 às 19h00
Morada: Rua do Castanhal | 4510-344 S. Pedro da Cova
Tel.: (+351) 224 664 800
GPS: 41.1601436,-8.5066435
O Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e das Banjas (CIMOCB) está situado na freguesia da Sobreira, no lugar de Castromil. Reconhecendo as potencialidades patrimoniais geomineiras do concelho, designadamente das Minas de Ouro de Castromil e das Minas de Banjas, o CIMOCB surge pela necessidade de melhorar as condições de acolhimento e de realização das atividades pedagógico-didáticas que já vêm sendo desenvolvidas. Corresponde a um espaço interativo de aprendizagem, mas simultaneamente lúdico, cujos principais objetivos são disponibilizar um novo produto e serviço para a região, único no Vale do Sousa na área da Geologia e Arqueologia Mineira; estabelecer uma proposta interativa para os patrimónios do concelho de Paredes, numa relação interativa com os diferentes sítios de importância patrimonial, contribuindo para o seu conhecimento junto da população local; potenciar o conhecimento do concelho junto da comunidade escolar e turística, com vista a maior afluência do número de visitantes de todo o país; estimular a proteção e preservação do património e identidade local; e divulgar o património Local com vista a que se torne num polo de atração e desenvolvimento para o turismo cultural.
Para mais informações consultar www.fc.up.pt/pessoas/allima/Castromil
Morada: Sobreira
Tel.: (+351) 255 788 973
E-mail: arqueologia@cm-paredes.pt
GPS: 41.155741, -8.386391