Percursos pedestres


O visitante tem à disposição alguns percursos sinalizados no território desta paisagem protegida regional, da iniciativa dos municípios integrantes, que poderá percorrer autonomamente recorrendo à descrição infra e respetivos desdobráveis.
A curto prazo estará disponível a rede integrada de percursos pedestres do Parque das Serras do Porto.

  • Percurso pedestre Corredor Ecológico

    Percurso pedestre Corredor Ecológico

  • Percurso pedestre Corredor Ecológico

    Percurso pedestre Corredor Ecológico

  • Trilho de Alvre

    Trilho de Alvre

  • Trilho de Alvre

    Trilho de Alvre

  • Trilho de Alvre

    Trilho de Alvre

  • Trilho da Peregrinação

    Trilho da Peregrinação

  • Trilho da Peregrinação

    Trilho da Peregrinação

O Corredor Ecológico é o percurso que liga a cidade de Valongo ao Parque das Serras do Porto, ao longo de linhas de água estruturantes da paisagem.
O percurso possui uma extensão de cerca de 9km, com início junto ao Parque da Juventude (a escassos metros do apeadeiro do Susão), passando pelo Largo do Centenário, Parque da Cidade, Aldeia de Couce, terminando na Serra de Pias. Este percurso possui também ligação à Estação de Comboio de Valongo, facilitando o acesso dos visitantes.
Ao longo deste trilho é possível observar alguns exemplares emblemáticos da fauna e flora bem como alguns aspetos geológicos que nos ajudam a interpretar e conhecer o processo de formação destas serranias.
GPS:
Parque da Juventude – Rua Dr. Mário Cal Brandão: 41.196111, -8.503611
Estação de Comboio de Valongo – Rua da Estação: 41.188056, -8.487500

Desdobrável do Corredor Ecológico

O Trilho de Alvre é um percurso circular com início e fim no Salto. Consiste no aproveitamento de um antigo caminho de ligação entre o Salto e Alvre e começa junto das margens do Rio Sousa, em direção à Ribeira de Santa Comba, num percurso de 3,5 quilómetros, para uma duração aproximada de 1h30m. Ao longo do caminho pode contemplar-se uma paisagem verdejante de forte beleza natural.
Tel.: (+351) 255 788 952
GPS: 41.128566, -8.433587

Desdobrável dos percursos pedestres de Aguiar

O Trilho da Peregrinação é um caminho por onde passa a procissão da Nossa Senhora do salto, no primeiro domingo de maio. É um percurso linear do trilho do Salto até à Igreja matriz de Senande numa extensão de 2,1 quilómetros, para uma duração aproximada de duas horas (ida e volta). Neste percurso é possível o contacto com a natureza e o desfrute da paisagem, bem como o contacto com um aglomerado rural como o de Senande.
Tel.: (+351) 255 788 952
GPS: 41.114499, -8.434667

Desdobrável dos percursos pedestres de Aguiar